Clodoaldo Silva é um atleta paralímpico do Brasil e também é conhecido como Tubarão Paralímpico. Por conta de uma falta de oxigenação durante o parto, ele nasceu com paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores. Na infância e adolescência, foram mais de cinco cirurgias nas pernas, mas desde aquela época, o espírito de nunca desistir já estava presente. Mesmo quando precisava subir ladeiras para chegar à escola. “Sofri preconceitos e discriminação. Mas isso nunca me impediu de fazer qualquer coisa”, conta.
Aos dezesseis anos, logo após sua última cirurgia, Clodoaldo começou a praticar natação, como sugestão da fisioterapia. Com apenas dois anos de piscina, participou do seu primeiro campeonato brasileiro, conquistando três medalhas de ouro. Neste período, o atleta tinha que conciliar trabalho e treinos. Enfrentou uma maratona para se deslocar de ônibus pela cidade de Natal.
Clodoaldo coleciona mais de 500 medalhas. Atualmente, está entre os maiores medalhistas do país. Em cinco Paralimpíadas, ele conquistou 14 medalhas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronze). Nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Brasil, ele foi o responsável por acender a pira no Maracanã. Além de se destacar nas piscinas, o atleta foi o primeiro paralímpico do Brasil a investir em comunicação e planejamento de forma profissional, colhendo frutos dessa empreitada até hoje. É palestrante, empresário, persuasivo, carismático, pai dedicado e possui uma história de vida inspiradora.
Se no esporte Aryton Sena é seu ídolo, o exemplo mais precioso que tem na vida é a sua mãe, dona Maria das Neves. Ela criou sozinha cinco filhos e desafiou qualquer barreira quando a questão foi conseguir acesso para que Clodoaldo tivesse uma situação melhor para se deslocar e conseguir alguma coisa na vida. Nunca tratou o filho como um “coitadinho”, sempre ensinou que ele tinha uma limitação, mas podia fazer tudo que desejasse.
Ganhou reconhecimento por meio dos seus feitos no esporte, da sua história de vida, mas também por percorrer várias cidades do país com suas palestras. O Tubarão é respeitado por muitos brasileiros por sua história de superação e admirado pelos atletas da delegação paraolímpica atual e pelos amigos que estiveram com ele em grandes competições nacionais e internacionais. Também possui reconhecimento dos atletas olímpicos e amizade com vários deles. Tem o patrocínio da Nissan e da Zizane.
Na sua trajetória tem feito parceria com outras empresas, com o intuito de que elas trabalhem o tema acessibilidade como algo primordial de seus planejamentos, incentivando-as a contratar mais pessoas com deficiência e ajudando-as a conscientizar àqueles que não têm nenhum tipo de deficiência sobre acessibilidade, respeito e reconhecimento dos colegas deficientes.