Filme explora, de forma sensível, a sexualidade as dificuldades para conquistar a independência de Leo (Guilherme Lobo), um adolescente que nasceu cego. Propício para assistir hoje que é o Dia do Cinema Brasileiro e véspera de feriado!
Como hoje é o Dia do Cinema Brasileiro, 19/6, resolvi indicar um filme pra vocês. Vocês já assistiram o Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. É um filme que já tem 5 anos, eu sei, mas quem não assistiu pode aproveitar essa véspera de feriado para comer uma pipoquinha e ver esse filme brasileiro que foi baseado na história do curta “Eu não quero voltar sozinho, de 2010, que foi premiado em vários festivais e repercutiu no YouTube. Hoje o curta tem mais de 7 milhões de acesso e, à época, teve 3 milhões.
O filme é dirigido por Daniel Ribeiro, que explorou de forma sensível a sexualidade e as dificuldades para conquistar a independência de Leo (Ghilherme Lobo), um adolescente que nasceu cego. Sem muito de “coitadinho” e com um humor certeiro, o longa mostra Leo e sua amiga inseparável Giovana (Tess Amorim) vendo suas vidas mudar após a chegada de Gabriel (Fabio Audi) à escola.
O que eu acho mais sensacional no filme é justamente a forma de tratamento desse novo amigo com o Leo. Ele não muda o seu jeito de falar e nem se comportar porque Leo é Cego. Como disse a crítica “No lugar de causar constrangimento, a total falta de dedos do amigo impulsiona Leo a buscar novas experiências, antes impensadas, como ir ao cinema ou sair de casa no meio da madrugada, sem avisar, para ‘ver’ um eclipse”, apontou o site Omelete.
“A partir desses momentos, o contato com o mundo passa a ser uma urgência, como na vida de qualquer adolescente, mas no caso de Leo tudo se torna mais agudo – é a descoberta de um amor que nada vê, apenas sente.
O filme também aborda a questão da homossexualidade e do bullying nas escolas. Pra mim, é uma narrativa que os adoldescentes e pais deles deve assistir. Segundo à crítica, o filme não é sobre aceitação, mas sim sobre amor. Gente, tô romântico hoje.
Assistam! Tem no Netflix e abaixo eu compartilho o curta do YouTube com vocês.
Boa quarta-feira pra todos!
Abraços aquáticos!
Clodoaldo Silva