Equipe brasileira chegou na Vila Paralímpica neste fim de semana. Na foto, estão reunidos os atletas que estão em Lima. Crédito: Comitê Paralímpico Brasileiro
Primeiros treinos já foram realizados neste domingo. Sexta-feira é dia de iniciar o rúgbi em cadeira de rodas. Neste dia também será a abertura dos Jogos.
Os atletas paraolímpicos do Brasil já estão em solo Peruano para iniciar a jornada de treinamentos e competições nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. A primeiras modalidades já desembarcaram neste sábado e domingo em Lima (veja quem ainda irá chegar abaixo).
O Brasil será representado por 337 atletas de 17 modalidades. O objetivo é manter o país como melhor das Américas, o que tem ocorrido desde 2007. Nos últimos Jogos, os atletas brasileiros conquistaram nada menos do que 257 medalhas, destas 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze. Os jogos iniciam na próxima sexta-feira, 23 de agosto, e irão até dia 1º de setembro.
Neste domingo, 18, iniciaram os primeiros treinamentos. O rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado conheceram as instalações de Lima e já treinaram nos locais. A maioria dos esportes está concentrada na Villa Desportiva Nacional, chamada de Videna, na região central da cidade.

Atleta cadeirante do Tênis de Mesa paralímico em treinamento. Ela está com a raquete na mão direita e a foto mostra exatamente a hora que a atleta bate para atacar. Ela é parda, tem cabelo médio e liso. Ele está preso em rabo de cavalo. Ela está de uniforme com a frente amarelo ouro e as costas em azul estampado. Ao fundo, parede rosa com roxo. Crédito: Alê Cabral/CPB
Modalidades que ainda chegarão em Lima
Dia 19 (segunda-feira) – atletismo.
Dia 20 (terça-feira) – atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.
Dia 21 (quarta-feira) – ciclismo.
Dia 23 (sexta-feira) – bocha, ciclismo, parabadminton, parataekwondo.
Rugby em Cadeira de Rodas
O primeiro confronto do Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 é justamente contra o maior rival direto na modalidade: a Colômbia, às 13h30 (horário de Brasília), desta sexta-feira (23). Os colombianos ficaram com o bronze em Toronto 2015, mas o cenário neste ano promete ser diferente já que o Brasil de lá pra cá se fortaleceu bastante como equipe. Assista o vídeo do primeiro treino da Seleção na capital peruana!
#PraSurdoOuvir – Esse possui legenda e está disponibilizado no Youtube do Olimpíada Todo Dia.
Jogos Parapan-americanos de Lima
A 6ª edição dos Jogos Parapan-Americanos terá a cidade de Lima, no Peru, como sua casa. Esta é a primeira vez que o país sediará um evento esportivo internacional de grande porte. A competição, que terá início no dia 23 de agosto e encerará no dia 1º de setembro, será a maior da história, com 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades. A competição na capital peruana marcará a estreia de três modalidades no programa dos Jogos Parapan-Americanos: parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo. O Peru é umas das grandes potências do parabadminton.
Em breve! Acompanhe a cobertura dos Jogos Parapan de forma acessível!
Clodoaldo Silva, um dos atletas paraolímpicos mais populares do Brasil, será comentarista do SPORTV. Para além disso, o atleta também lançará, a partir de 23 de agosto, as informações mais acessíveis do Brasil sobre os Jogos. A URL www.parapandelima.com.br já está pronta para receber o conteúdo. A acessibilidade ficou por conta dos premiadíssimos Acesso para Todos que você pode ver nesse link https://www.acessoparatodos.com.br/ e a tradução para libras será realizada por meio da Hand Talk que pode ser acessada aqui http://www.handtalk.me/. O conteúdo das redes sociais do atleta já estão sendo disponibilizados da forma mais acessível possível.